Na estratégia estadual de combate à Covid-19, o número de leitos na rede pública Parra vem aumentando. De acordo com os dados divulgados neste domingo (31), da área do Baixo Amazonas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) (essa área já enfrenta a segunda onda provocada pelo novo coronavírus), na área a partir do dia 26 ao dia 26 Haverá o maior número de leitos de expansão entre dezembro de 2020 e 24 de janeiro de 2021. Nesse período, o valor absoluto do número de leitos públicos da área passou de 28 para 118. Ou seja, um aumento de 321% no intervalo de 29 dias.
Rômulo Rodovalho, ministro da Saúde do Estado do Pará, explicou que a ampliação de leitos hospitalares na região foi feita de forma descentralizada para fortalecer o combate ao novo coronavírus na cidade. “No Baixo Amazonas da Calha Norte, que faz divisa com o estado do Amazonas, a Sespa desenvolveu uma estratégia de abertura de leitos de enfermagem, onde conseguimos firmar contrato com o Hospital de Juruti para abertura de 10 unidades leitos (UTI) e 15 leitos na unidade de terapia intensiva Leitos clínicos Também abrimos mais leitos na parte de trás do Hospital Regional do Baixo Amazonas em Santarém, chegando a 40 leitos de UTI, e no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, abrimos 60 leitos de UTI e 54 clínicos.
Os titulares da Sespa fortaleceram os esforços do governo estadual para impedir o avanço do covid-19. “Essa medida é extremamente necessária para permitir que a enfermaria receba pacientes com enfermidades cada vez mais graves. Vamos continuar monitorando a área, fornecendo oxigênio ao município, deportando pacientes, descartando medicamentos e outras providências necessárias. Todos os esforços estão voltados para o enfrentamento. a deterioração do covid-19 ", enfatizou Rodovalho.
FONTE: https://agenciapara.com.br/noticia/24777
