A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da coordenação de educação especial (Coees), realiza atividades em meio líquido e monta a cavalo para alunos de educação especial que precisam de estimulação psicomotora, fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino.
A Unidade de Educação Profissional Iguarachi (UEES) é referência no Pará e no Brasil. Oferece esse serviço por meio de programas de linguagem e comunicação; comportamento físico e arte; habilidades para a vida; para 50 pessoas com inteligência múltipla, física, auditiva e autônoma Alunos com autismo e nível de desenvolvimento neuropsiquiátrico cavalga cavalos e realiza atividades de estimulação aquática. Os procedimentos para a prática de exercícios físicos são realizados pelo Serviço de Educação Profissional (SAEE).
Os cursos oferecidos desde 2004 são ministrados por professores que receberam educação física, formação profissional de educação especial, pela Associação Brasileira de Reabilitação Equestre (Abre) e pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande). (Texto: Lucas Rocha-Ascom / Seduc).
